Last FM

Há um bom tempo atrás meu irmão havia me contado sobre a existência de uma rádio na internet chamada Pandora. Originalmente dos Estados Unidos, a proposta dessa rádio era muito interessante: construir um programa de rádio para cada usuário a partir de um "genoma musical".
O princípio era simples: a gente digitava o nome de uma banda e as músicas eram escolhidas pela rádio e tocadas no PC. A partir da indicação original a rádio selecionava sons de outras bandas ou músicos que fossem semelhantes e a gente podia aceitar ou rejeitar, o que significava que nenhuma música daquele artista tocaria novamente para você. Formava-se, então, o seu álbum particular com sons de "genes" semelhantes.
O caso é que Pandora, lamentavelmente, passou a ser restrita a quem é usuário dos Estados Unidos ou da Europa. Se tentamos acessá-la o programa educadamente afirma que sua conexão é do Brasil, que não tem acesso, mas que espera um dia poder ser compartilhado, também, por nós brazucas. Isso já faz uns dois anos.
Mas de repente, não mais que de repente, soube da existência de um programa semelhante chamado Last FM que - maravilha! - tem uma versão em português por causa da página de Portugal. Vai o link para quem possa se interessar: http://www.lastfm.pt.
Achei interessante o slogan da Last FM. Enquanto o slogan da Pandora era "radio from the Music Genome Project", o da Last é "the social music revolution". Muito mais amplo, muito mais democrático.

Comentários

Postagens mais visitadas