Estamos sendo invadidos!!!

Feriadão, tempo agradável com o veranico de maio e a cidade de Gramado bufando de gente. Parece que todo mundo resolveu subir a serra de uma vez só, pra dar uma "passeadjinha". Logicamente que os lojistas estão felizes que nem pinto no lixo!!!
Mas o convívio com turistas permite a vivência de experiências, digamos, singulares. Por exemplo: dias atrás eu estava dirigindo pela avenida principal da cidade quando nas proximidades do cinema fui obrigada a reduzir a velocidade e parar meu carro porque havia um senhor parado exatamente no meio da rua. E não era um policial para resolver qualquer problema. Era um turista! Achou que parar no meio da rua, de qualquer jeito, era uma condição natural do ethos turista, portanto um direito nato e inalienável, de forma que não se coçou para sair da frente do meu carro, tirou fotos - sim, no plural! - aos montes até se cansar e sair do meio da rua. Não é impressionante??
Existem ainda aqueles que dirigem e filmam. Tudo-ao-mesmo-tempo-agora! E atenção! Como desgraça pouca é bobagem, eles dirigem exatamente no meio da rua (não, meus amigos: nem à direita, nem à esquerda. No meio!) a 20km por hora como se todo o trânsito fosse formado por pessoas em férias e sem compromisso. É uma experiência de pura adrenalina, porque eles param o carro a qualquer momento quando enxergam algo interessante. Tenho um amigo que disse que se alguém dirige no trânsito de turistas de Gramado, dirige em qualquer lugar - acho que não é para tanto, porque dirigir na Índia deve ser muito, mas muito pior mesmo.
Mas sabe quando é realmente pior? Na época do Natal Luz. Aí a falta de noção do visitante da cidade ganha um upgrade. Entram no pátio das casas para tirar fotos com as flores (e as flores), caminham em coluna no meio da rua, enfim: o quadro da falta de noção. É impressionante quando a gente se dá conta de que o falta mesmo é puro e simples bom senso.

Comentários

Postagens mais visitadas