Festival de Cinema

Semana passada acabou o festival de cinema de Gramado. Dessa vez, não assisti nada, de forma que não posso me posicionar a favor ou contra este ou aquele filme, discursar em prol dos que não foram premiados, essas coisas de prache. Há algum tempo o festival tem se preocupado em recuperar sua imagem que andava um pouco arranhada e espero que consiga fazê-lo, porque esse é um dos mais importantes e tradicionais eventos da cidade e deveria ser tratado por todos com respeito, mas para isso tem de se fazer respeitar.
Sei que trazer os atores de novela e celebridades de última hora servem como chamariz para tudo o que rola em torno do festival, mas será que isso não está sendo uma faca de dois gumes? Será que a concentração de celebridades - muitas das quais sequer atuam no cinema - não tira do festival uma certa credibilidade? Afinal de contas, acaba acontecendo uma concentração enorme de pessoas no hall de entrada do cinema que não estão lá para assistir aos filmes, mas para fotografarem os artistas exclusivamente. E aquilo que é realmente importante, o filme, a produção cinematografica, fica em segundo plano.
O que acompanhei com mais proximidade foi o Cine Vídeo, evento que ocorre em paralelo com o festival. Esse é um espaço real de discussão sobre produção, de formação de público e de, quem sabe, futuros cineastas ao promover oficinas para os alunos da cidade. Seus desdobramentos como o Cine Ambiental, por exemplo, são a oportunidade para assistir obras que não passam em circuito comercial e, quando isso ocorre, apenas em grandes cidades. Levei meus alunos para assistirem a Estamira e Os Carvoeiros. Mais do que a oportunidade de assisitirem a obra cinematográficas foi a chance de levarem um tapa na cara da realidade, tão distante da vida deles, especialmente em Gramado.

Comentários

Postagens mais visitadas