Quando o tempo tinha uma velocidade diferente

Temos um grande amigo em Curitiba que tem como hobby um Ford 1929. Na verdade, o ano de fabricação é 1928, mas ele nos disse que todos os carros fabricados entre 1928 e 1931 recebem o nome de "Ford 1929". O "Fordinho", como carinhosamente é chamado, está impecável no alto de seus 81 anos de existência, e já nos proporcionou alguns passeios bem divertidos.



Quando chegamos à casa do Paulo, o Fordinho estava na oficina de um senhor que, assim como nosso amigo, também tem sua preciosidade. Ambos se conheceram no "Clube do Fordinho", que reúne proprietários destes modelos e que costuma organizar encontros e viagens para esses carros.


Atravessamos a cidade de Curitiba trazendo o carro de volta para sua casa. Naturalmente, com alguma dificuldade: o modelo não tem espelhos laterais e nem pisca - o sinal para as nossas curvas e mudanças de faixa era dado pelo uso dos braços.



O carro tem 3 marchas, além da marcha-ré, e atinge a incrível velocidade de 50 km por hora: as freiadas não podem ser súbitas, do contrário o carro não pára - não é um carro feito para correr, por isso sua frenagem leva tempo. Como podem perceber pela foto, não há cinto de segurança. O Fordinho é do tempo cuja velocidade era diferente da nossa. Não havia muitos carros pelas ruas, e a velocidade deles não era muito alta: viajava-se devagar e sempre, sem pressa para se chegar.


Comentários

Postagens mais visitadas